28 outubro 2016

Cubanos homenageam o eterno comandante Camilo Cienfuegos


Como todo dia 28 de outubro, os cubanos homenagearão hoje o desaparecido comandante do Exército Rebelde Camilo Cienfuegos, com peregrinações em todo o país. Crianças, jovens e adultos depositarão flores em rios e no litoral para prestar homenagem a quem contava com um extraordinário apoio popular, no aniversário 57 de seu desaparecimento físico.

Em 28 de outubro de 1959, Camilo Cienfuegos desapareceu durante um voo de avião quando voltava a Havana da região centro oriental, para onde tinha viajado para frustrar um ato de traição do comandante Huber Matos contra o governo revolucionário.

Muitos cubanos ainda lembram com tristeza quando Fidel Castro compareceu em televisão pública para informar ao povo que se tinha perdido comunicação com o avião bimotor Cessna no qual viajava o hoje reconhecido como Senhor da Vanguarda.

Nunca foram encontrados rastros da aeronave nem de corpo algum, rememoraram.

Para especialistas, Camilo Cienfuegos se caracterizava por seu poder unificador, por sempre ter o que dizer e por uma excepcional análise da realidade.

Também qualificam como essencial sua participação na luta contra o ditador Fulgencio Batista e o consideram como um dos homens necessários nessa contenda que levou ao triunfo da Revolução, em primeiro de janeiro de 1959.

À frente da Coluna No. 2 Antonio Maceo, com 92 combatentes (só 82 armados), empreendeu a vitoriosa invasão guerrilheira ao Ocidente do país, junto à Coluna No. 8 Ciro Redondo, sob comando de Ernesto Che Guevara.

Entre as atividades que se desenvolveram este ano, se destaca o XXII Colóquio Regional sobre sua vida e obra, realizado recentemente no município de Yaguajay, na província central de Sancti Spíritus.

Gerónimo Besánguiz, diretor do Complexo Histórico Camilo Cienfuegos, explicou que o evento esteve dedicado aos 58 anos da criação da Frente Norte das Villas e à batalha de Yaguajay.

Nesse enfrentamento militar, que ocorreu a final de dezembro de 1958, as forças revolucionárias sob comando de Camilo Cienfuegos lutaram uma das batalhas mais importantes do ofensiva final do Exército Rebelde.

Esse acontecimento, por sua relevância histórica, contribuiu para imortalizar a figura do guerrilheiro, a quem desde então o povo de Cuba chama também como o Herói de Yaguajay.

Durante o colóquio, foi também lembrado o último discurso pronunciado por Camilo em 26 de outubro de 1959 do Palácio Presidencial, em Havana.

Da Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário