22 julho 2016

Assad: Cuba é e será ponta de lança do movimento revolucionário


Cuba é e será ponta de lança do movimento revolucionário latino-americano, e seu líder histórico, Fidel Castro, é um ícone da luta pela independência, disse o presidente sírio Bashar Al Assad em uma entrevista exclusiva à agência Prensa Latina.

No encontro, o presidente sírio enviou uma efusiva saudação a Fidel e ao presidente Raúl Castro e advogou pelo fortalecimento dos nexos bilaterais.

Acrescentou que existem fortes coincidências entre Síria e a América Latina em vários aspectos, mas estes nexos são mais fortes com a Ilha maior das Antilhas.

Ainda, pediu melhorar os demais aspectos da relação, para pô­los ao mesmo nível, basicamente nos setores da educação e a economia.

“Essa era minha ambição antes da crise, por isso visitei a América Latina: Cuba, Venezuela, Argentina e o Brasil, para dar mais força a esta relação, mas depois começou o conflito, que se converteu em um grande obstáculo para qualquer ação nesse sentido, indicou na entrevista na qual também abordou temas da atualidade regional.

Os laços históricos entre Cuba e a Síria fortaleceram-se a partir da visita de Hafez Al Assad a Cuba, durante a 7ª Cúpula dos Não-Alinhados, em 1979.

Posteriormente, o presidente Fidel Castro esteve em Damasco em 2001 e Bashar al Assad visitou Havana em 2010.

Durante a guerra de 1973 as autoridades da Ilha enviaram forças internacionalistas como apoio ao exército árabe-sírio para preservar a independência e integridade do território deste país frente à agressão israelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário