O COLETIVO



Às 20h do dia 10 de dezembro de 2015, comunicadores sociais reunidos no Auditório Wladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, localizado na Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja, São Paulo - considerando os demais membros fundadores de outros estados, abaixo relacionados - oficializaram a criação do Coletivo de Jornalistas e Comunicadores Brasileiros Amigos de Cuba, visando a apoiar a Ilha e o seu povo, no combate ao terrorismo midiático imposto pelo imperialismo e a mídia contrarrevolucionária.

Os membros fundadores reconhecem em Cuba um país com forte referência pela sua solidariedade internacional, a capacidade de formação de profissionais em saúde e um sistema social que defende e histórico enfrentamento com os Estados Unidos. Também, Cuba é um dos países mais bloqueados do planeta, pois sofre um bloqueio econômico e comercial de mais de 55 anos, e um bloqueio financeiro que estrangula as empresas que procuram negociar com a Ilha. Mas, sobretudo, um bloqueio mediático com o criminoso objetivo de fazer uma guerra ideológica para destruir as conquistas da vitoriosa Revolução Cubana.

Nesse cenário Cuba é um grande referencial de resistência e dignidade, já que seu povo tem na força o costume para sobreviver, batalhar, defender e seguir conquistando novos logros sociais, políticos e culturais. Em Cuba os logros vêm sempre em benefício de seu povo e com alto respeito aos princípios e compromissos com os direitos humanos e o desenvolvimento social na ilha. Essa projeção social e esse labor diário que cada instituição e cada cubano faz para ver o seu país melhor é o que surpreende o mundo, é o que bloqueiam, é o que a grande mídia omite e manipula negativamente para desacreditar o sistema político e seus dirigentes. Para apoiar Cuba e buscar reverter esse cenário, surge então o chamado “Coletivo de Jornalistas Amigos de Cuba” que hoje se formaliza, embora muitos jornalistas amigos já tivessem contribuído com seu labor incontável na divulgação do acontecer cubano, e do muito que ainda está por fazer.

O Coletivo pretende reunir jornalistas, comunicadores, blogueiros, ativistas digitais e todo o pessoal comprometido em divulgar a realidade cubana com objetividade, seriedade e respeito. Os membros poderão refletir sobre a conjuntura no país e debater sobre os logros e desafios nas diferentes áreas da sociedade cubana. O Coletivo terá um funcionamento virtual através do seu blog “Olhando a Cuba” e seu perfil em facebook, espaços para a publicação de notícias, artigos ou matérias elaboradas por seus membros ou outras informações que queiram publicar. Embora o lançamento ocorra em São Paulo, o Coletivo terá um ativista em cada estado do Brasil responsável pela integralidade dos membros e a incorporação de novos jornalistas em cada localidade.

O escritório de imprensa do Consulado Geral de Cuba em São Paulo estará vinculado ao “Coletivo de Jornalistas Brasileiro Amigos de Cuba” e fornecendo, sistematicamente, informações de interesse, e buscando intercâmbios com homólogos cubanos e a União de Jornalistas e Escritores de Cuba, visando a propiciar debates sobre temas da atualidade cubana com especialistas em viagem ao Brasil. O caminho já está traçado e os amigos comprometidos, agora vamos dar continuidade ao projeto colocando em andamento a maquinaria, as mentes de cada um, descobrir uma temática para destacar, sobre a qual refletir ou fazer uma criação jornalística.

Convidamos a todos a somar-se a esta necessária batalha de idéias que Cuba adota através dos seus canais de mídia para demonstrar que a Ilha não é o melhor país do mundo, mas é um país que luta por um mundo melhor.

Subscrevem esta ata: Fernando Morais/Membro Honorário, Vitor Ribeiro/Blog O Jornalista, Amanda Cotrin/ Revista Caros Amigos, Jose Reinaldo Carvalho/Blog da Resistência, Altamiro Borges/ Blog de Miro, Max Altman/ Operamundi, Pablo Canabrava/ Dialogo do Sul, Vivian Mendes/ Jornal A Verdade, Lucas Medina/ NOVACULTURA.info, Thea Rodrigues/ Portal Vermelho, Thiago Cambará/ Blog Fuzil vs Fuzil, Katia Figueira/ Blog da Secretaria Estadual Mulheres PT, Fernanda Tardin/ Blog Juntos Somos Fortes, Claudio Machado/ Barão de Itararé ES, Max Dias /Coletivo Intervozes, Edilson Lenk/ Assesor Comunicação CUT, Rosane Volpini/ Jornalista UFES, Chico Pardal /Sindicato Jornalistas, Tinoco dos Anjos/ Escritor e Jornalista ES, Vitor Talaveira/ Programa Radial Soy louco por ti/ Dilson Ruas / Assessor Parlamentar Imprensa, Roberto Junquilho/ Consultor de Comunicação, Walter Conde/ Jornal Vitoria News, Alexandre Silva Brandão/ Agencia Asambleia Legislativa, Arnaldo Silva/ Radio Campeche, Robson Luiz Ceron/ Blog Solidário, Fernando Sturt Silva/ Blog Solidário Vânia Maria de Mattos Barbosa, jornalista popular/RS; Paulo Roberto de Jesus, jornalista ACJM/RS; Paulo de Tarso Ricordi, jornalista, pesquisador e professor da Faculdade de Comunicação da PUC/RS; José Nunes, jornalista do Grupo Editorial do Vale dos Sinos: Michael Susin, jornalista freelance; Bruna Andrade, Jornalismo B; Marco Wessheimer, Editor Sul 21; Álvaro Benevenuto, jornalista, pesquisador e professor de comunicação na Universidade de Caxias do Sul; Pedro Luiz S. Osório, jornalista, pesquisador e professor da Faculdade de Comunicação da Unisinos; Rafael Guimaraens, jornalista e proprietário da Editora Libretos; Milton Simas, jornalista e Presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS; Stella Valenzoela, jornalista freelance; Fátima Pacheco, jornalista freelance; Guilherme Fernandes de Oliveira, jornalista; Mário Falcão, jornalista e músico; Luiz Avila, jornalista e fotógrafo; Diógenes Allende Junior, jornalista e Colaborador no Portal Vermelho e do Jornalista Livre; Francis Pando Maia, jornalista da Bancada do PDT na ALRS, Gilmar Eitelwein, jornalista freelancer.


Coordenadores do Coletivo nos Estados

Espírito Santo
Fernanda Tardim/ Blog Junto Somos Forte.
Claudio Machado/ Prtal Vermelho
Vitor Talaveira/ Radio UFES

Rio de Janeiro
Vivian Verisimo/ Jornal Brasil de Fato
Fania Rodriguez/ Jornal Brasil de Fato

São Paulo
Vitor Ribeiro/Sindicato Jornalistas de SP
Amanda Cotrim/ Caros Amigos.

Paraná
Edson Osvaldo Melo/Correio Paranaense
Carolina Leal/Freelancer

Santa Catarina
Alexandre Brandão/ Agencia ALESC
Fernando Stuar/ Blog Solidarios.

Rio Grande do Sul
Vania Mattos Barbosa/ Jornalista Popular
Marcos Wessaimer/ Sul 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário