10 abril 2018

Uma derrota convertida em vitória: a greve revolucionária de 9 de abril de 1958



“Quem acreditaria naquela noite de 9 de abril, em meio a terror e sangue, em meio a luto e tristeza, que antes de oito meses a pátria estaria livre, que antes de oito meses os criminosos teriam sido derrotados, que antes de oito meses aquela matilha de lobos vorazes — tão bravos quando andavam na rua assassinando pessoas indefesas... — viriam a fugir tão precipitadamente na noite derradeira desse próprio ano (...) aqueles homens caíram para uma nação se levantar; aqueles homens deram suas vidas para que uma nação vivesse; que aqueles homens que ficaram no caminho para que um povo seguisse sua marcha adiante; eles deram tudo para que os outros fossem felizes...” Fidel Castro, no discurso proferido no primeiro aniversário da greve de 9 de abril, em 1959


A greve revolucionária de 9 de abril de 1958 constitui, por si só, um dos episódios mais gloriosos da história de Cuba. Naquele dia, milhares de jovens em todo o país responderam ao apelo do M-26-7 e tomaram as ruas para tentar derrubar a vergonhosa ditadura de Fulgencio Batista.

Por várias razões, a ação foi um fracasso e terminou com a perda de vida de muitos cubanos que derramaram seu sangue em prol do desejo de liberdade. Mas, como afirmou o comandante-em-chefe Fidel Castro ao avaliar os acontecimentos, a derrota contribuiu para acelerar o triunfo, que chegaria apenas oito meses depois, o 1º de janeiro de 1959, porque, além do exemplo que deixou tantas manifestações de heroísmo, serviu de experiência para melhor orientar a luta contra o tirano e unificar a liderança revolucionária.

Um sinal do otimismo de Fidel e sua fé inabalável na vitória foi a carta que ele escreveu aos combatentes clandestinos da capital naqueles dias, na qual ele expressou: "Tenho a mais firme esperança de que, em menos tempo que muitos são capazes de imaginar, teremos transformado a derrota em vitória ”.

A lição desses eventos serviu para erradicar os erros de apreciação e desvalorização da capacidade que o ditador Batista ainda tinha para enfrentar as forças revolucionárias. Em um encontro histórico realizado em 3 de maio daquele ano em Altos de Mompié, na Sierra Maestra, houve um importante momento de reflexão e diálogo entre os revolucionários em prol da unidade.

Dado o imperativo de reestruturar o Movimento 26 de Julho, na planície, Fidel pediu a nomeação de sua liderança nacional em que também participou Vilma, Celia, Haydee, Luis Buch, Marcelo Fernandez, o líder sindical Ñico Torres, Enzo Infante, René Ramos Latour (Daniel, chefe da milícia de LLano), Faustino Pérez, coordenador do Movimento na capital, e David Salvador (traidor depois de 1959), chefe da seção de trabalho do M-26-7. Por proposta de Daniel, Che também foi convidado.

Houve consenso entre os participantes em relação ao estabelecimento de um único endereço, motivo pelo qual Fidel assumiu o papel de comandante-em-chefe da Sierra e secretário-geral e geral do Movimento 26 de Julho.

Ao avaliar essa reunião, Che a chamou de “encontro decisivo”; Ele escreveu: “Finalmente, vários problemas concretos do Movimento foram elucidados ... A guerra seria conduzida militar e politicamente por Fidel em sua dupla posição como Comandante em Chefe de todas as forças e Secretário Geral da Organização. Seguiria a linha da Serra, de luta armada direta”. As táticas de greve geral revolucionária nas cidades não foram relegadas, apenas que isso seria realizado quando a situação tivesse “amadurecido o suficiente para que tal explosão ocorresse”, desde que “o trabalho anterior tivesse características de uma preparação adequada para um evento de tal magnitude”.

Poucos dias após a reunião de Altos de Mompié, a tirania, encorajada, acreditava que o momento oportuno havia chegado para dar o golpe decisivo para a guerrilha da Serra e os vestígios do Llano. Foi assim que nasceu a Operação End Phase ou End of Fidel, que mobilizou milhares de soldados para a Sierra Maestra, culminando na derrota total da tirania e na vitória das tropas rebeldes.

SAGUA LA GRANDE, UMA PÁGINA IMPAGÁVEL DO HEROÍSMO

Em março de 1958, a insurreição contra a tirania estava em um pico. Na Sierra Maestra, o Exército Rebelde cresceu em número de seus membros e em organização.

No início daquele mês, duas novas colunas rebeldes haviam sido formadas, lideradas pelos comandantes Raúl Castro e Juan Almeida, que fundaram novas frentes de guerrilha na Sierra Cristal e em torno de Santiago de Cuba. Da mesma forma, em todo o país, o movimento revolucionário clandestino cresceu e alguns grupos armados foram promovidos para o centro da ilha.

Foi nesse preciso momento, quando a Direção Nacional do Movimento 26 de Julho na planície considerou que as condições foram criadas para exigir uma greve geral revolucionária em todo o país que, se apoiada por milícias urbanas, determinaria o fim da tirania.

Embora a liderança do Exército Rebelde se opusesse a ações precipitadas nas cidades, em prol da unidade na luta contra o regime, em uma reunião nacional do Movimento 26 de julho realizada em março daquele ano na Sierra Maestra, foi determinado chame uma greve. O Manifesto aprovado declarou:

“... para a divisão visível da ditadura, a maturação da consciência nacional e participação beligerante de tudo país social, política, cultural e religiosa, a luta contra Batista entrou na sua fase final”.

Naquele dia, em resposta ao chamado, houve ações em boa parte do país, embora sem o escopo e a esperada sincronização que permitiria o colapso final da tirania.

Como previamente acordado, às 11 horas da manhã do dia 9 de abril de 1958, uma música da moda começou a ser ouvida simultaneamente em várias estações do país: "Ricordati Marcelino, solepane e sole wine ..." . Após um breve silêncio, as notas iniciais do Hino da Invasão preparam o discurso: “Atenção, cubanos! Atenção! É o 26 de julho chamando a greve geral revolucionária. Vá em frente cubanos. A partir deste momento começa a luta final em toda Cuba que só terminará com a derrubada da ditadura ...“.

A partir desse momento as ações começaram. Descontando os numerosos ataques das frentes de guerrilha em apoio à ação, que incluíam a presença de Camilo Cienfuegos nas planícies de Cauto, houve atos de maior ou menor importância em várias províncias.

Entre as ações que destacou greves e sabotagem em vários terminais de transporte, queimando postos de gasolina e veículos, agressões nas estações de rádio nacionais e provinciais para o arsenal de Havana Velha, explodindo registros de eletricidade descarrilar trens, ataques quartel da tirania e prisão de Boniato e a interrupção do tráfego em vários lugares.

Apesar do fato de que houve batalhas naquele dia e sangue cubano foi derramado em quase toda parte, foi em Sagua la Grande que ele conseguiu tomar o controle da cidade por um longo tempo.

Lá, a partir do momento em que começou a operar, vários grupos foram para diferentes pontos estratégicos e começou a atacar plantas móveis de empresas de energia e unidades das oficinas ferroviárias onde derrubaram uma locomotiva e inutilizaram um motor de carro.

Da mesma forma, outros combatentes ocuparam os altos escalões da cidade para proteger seus companheiros e perseguir as forças do regime, até que eles conseguiram se retirar para os quartéis. Além disso, com a cooperação popular, o trânsito pelas principais ruas foi prejudicado, enquanto muitos jovens se juntaram àqueles que lutaram em situações desvantajosas.

Durante 24 horas a resistência heróica dos sagueros e a paralisia da vida local permaneceram. No dia 10, incapaz de sustentar a greve por mais tempo, e bem informados sobre o movimento de greve tinha sido esmagado em outras partes da província e do país, os combatentes deixaram a cidade em busca de um lugar seguro para contornar perseguição do exército e da aviação do regime.

Foi assim que chegaram à área de Monte Lucas, local onde foram atacados por forças muito superiores e sem possibilidades reais de defesa, e em que caiu um grande grupo de jovens.

Não só houve mortes em Sagua la Grande. Em Havana, Santa Clara, Ranchuelo e outros lugares do país, dezenas de jovens caíram, atingindo mais de cem revolucionários imolados naquele dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário