03 fevereiro 2018

Em que consiste o bloqueio dos EUA contra Cuba?


Em 3 de fevereiro de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, assinou a Ordem Executiva Presidencial 3447 com a qual implementou formalmente o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto há 56 anos na ilha de Cuba.

Listado como o mais longo da história da humanidade, o bloqueio afeta todas as formas de desenvolvimento do país caribenho. Constitui uma violação flagrante, maciça e sistemática dos direitos humanos do povo cubano e é rejeitado em todo o mundo.

Donald Trump anunciou em junho de 2017 que sua administração reverteria o progresso feito durante a administração do ex-presidente Barack Obama (2009-2017) para restabelecer laços com Cuba.

O bloqueio, que deveria terminar em 14 de setembro, permanecerá em vigor até a mesma data, mas em 2018.

A Lei do Comércio com o Inimigo é um dos seis principais estatutos utilizados para impor o bloqueio dos EUA em Cuba.

Durante o bloqueio haverá novas restrições comerciais e novos impostos sobre viagens a Havana.

O governo de Raúl Castro realizou reformas no sistema econômico cubano e abriu o investimento estrangeiro. Nesse sentido, o bloqueio afeta diretamente os interesses dos empresários cubano-americanos que votaram em favor da Trump e querem investir na ilha.

O bloqueio afeta todos
Os danos humanos que produziu são incontáveis ​​e sua duração ao longo do tempo tornou difícil e insustentável.

Estas são algumas das restrições que a ilha ainda sofre devido ao bloqueio:

- Cuba não pode exportar ou importar alimentos gratuitamente dos Estados Unidos. Desde 2000, as restrições a este assunto foram acentuadas. Além disso, a Lei do Comércio com o Inimigo ainda está em vigor e data de 1917.

- A proposta do ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o uso do dólar nas transações internacionais de Cuba continua sem se materializar.

- No caso de obter permissões para fazer uma compra, o país é obrigado a pagar em dinheiro e antecipadamente, através de entidades bancárias de países terceiros e com uma moeda diferente do dólar. O que torna os procedimentos ainda mais difíceis.

- O investimento das empresas dos EUA em Cuba continua proibido e isso limita o crescimento do setor empresarial nos Estados Unidos e prejudica o cubano.
- As importações de medicamentos foram condicionadas desde 1992 pela lei dos Estados Unidos. Cuba deve dar conta do destinatário final dos medicamentos comprados e não pode efetuar os pagamentos diretamente, mas por meio de terceiros e em uma moeda diferente do dólar, o que implica dificuldades, atrasos e custos adicionais.

- Empresas como a Columbiana Boiler Company dos Estados Unidos impedem a exportação de cilindros necessários para empacotar o cloro usado para purificar água para cubanos. Empresas americanas como SIGMA Aldrich e General Electric negam o fornecimento de produtos, serviços e informações técnicas indispensáveis ​​à indústria química cubana.

- Pacientes com câncer sofrem de escassez de equipamentos médicos que são vendidos pelos Estados Unidos, uma vez que as empresas americanas estão proibidas de fornecer esses estoques aos hospitais e institutos cubanos. No entanto, em 21 de outubro de 2016, Cuba e os Estados Unidos assinaram um memorando de entendimento para a cooperação no controle do câncer.

- A proibição de viajar para a ilha é mantida para o povo americano. Embora 10 fossem as companhias aéreas que obtiveram permissão para operar voos para Cuba, mesmo as condições de viagem ainda são restritas. Enquanto Obama relaxou as limitações para visitas familiares, funcionários do governo, jornalistas, estudantes e voluntários de projetos sociais e humanitários, mesmo o turismo para Cuba é proibido.

Da Telesur

Nenhum comentário:

Postar um comentário