10 janeiro 2018

"Cuba é um país seguro, pacífico e saudável"



A grande vítima da audiência hoje foi a verdade, destacou Josefina Vidal, diretora geral sobre os Estados Unidos do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, em suas declarações à imprensa nas quais comentou sobre o encontro organizado pelo senador republicano da Flórida, Marco Rubio, e co-presidido pelo democrata de Nova Jersey, Robert Menéndez, ambos com uma ampla gama de ações contra melhores relações entre Cuba e os Estados Unidos.

Durante a audiência do subcomitê do Hemisfério Ocidental do Comitê de Relações Exteriores do Senado em que os alegados "atentados contra diplomatas dos EUA em Cuba" foram revividos - este foi o título da agenda - foram convocados três altos funcionários do Departamento de Estado. A tentativa de ambos os senadores de "imporem pela força e sem provas uma acusação que não puderam demonstrar", denunciou Josefina Vidal.

Ele acrescentou que a única agenda dos senadores anticubanos foi levar Cuba e os Estados Unidos "para um confronto, sem se preocupar com as consequências".

"Para o governo cubano, as declarações irresponsáveis ​​feitas na audiência pelo Secretário Adjunto do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, Francisco Palmieri, são inaceitáveis", disse Vidal, que acrescentou que o funcionário repetidamente usou o termo "ataque".

Os outros dois funcionários convocados, o Dr. Charles Rosenfarb, diretor de Assuntos de Serviços Médicos do Departamento de Estado, e Todd Brown, vice-diretor de Programas Internacionais da Secretaria de Segurança Diplomática, não conseguiram apresentar provas de tais ataques.

Rosenfarb disse que há uma infinidade de sintomas que não são atribuíveis a uma causa específica e que há uma falta de certeza sobre o agente causal, enquanto Brown disse que os especialistas não foram capazes de identificar a causa ou o perpetrador.

"O Departamento de Estado não tem nenhuma evidência que permita afirmar que houve ataques contra seus diplomatas em Havana, ou que Cuba pode ser responsável ou ter conhecimento de ações de terceiros", disse o diplomata cubano em seu comunicado. Além disso, para as investigações exaustivas realizadas por Cuba e que demonstraram que não houve ataque. Esses resultados foram entregues ao Departamento de Estado e às agências especializadas dos Estados Unidos, lembrou o diplomata.

"Cuba nunca perpetrou ou perpetrará, nem permitiu ou permitirá que terceiros atuassem contra a integridade física de qualquer diplomata, sem exceção. O governo cubano está ciente das suas responsabilidades e as cumpre de forma exemplar ", afirmou.

"Rejeitamos a politização desta questão e as medidas injustificadas adotadas pelo governo dos Estados Unidos, com um alto custo para a nossa população, a emigração cubana e o povo americano", reiterou o funcionário da Minrex. Ela também denunciou a manipulação política de esses fatos por elementos anticubanos.

Como se lembrará, os alegados efeitos sobre a saúde de 24 funcionários diplomáticos ou familiares serviram de pretexto para que o Departamento de Estado retirasse uma grande parte de sua equipe diplomática em Havana em setembro passado e, em seguida, movesse suas atividades consulares para a Colômbia e o México, e expulsar uma série de diplomatas cubanos de Washington, medidas que prejudicaram as relações culturais, esportivas, científicas e familiares.

"Cuba é um país seguro, pacífico e saudável para os cubanos, para estrangeiros, para diplomatas credenciados e para milhões de pessoas que nos visitam todos os anos, incluindo os americanos", disse Josefina Vidal.

A mídia norte-americana que revelou o que aconteceu na audiência, informou que o Secretário de Estado, Rex Tillerson, decidiu convocar um Conselho de Revisão de Responsabilidade e que uma notificação será enviada ao Congresso em breve. Um Conselho de revisão de responsabilidade é um revisor independente de incidentes relacionados à segurança estabelecidos pelo Departamento de Estado usado em resposta a incidentes.

O senador republicano Jeff Flake, que recentemente viajou para Cuba e encoraja o avanço das relações bilaterais entre Havana e Washington, publicou um tweet na terça-feira que recolheu informações da agência de notícias Associated Press: "Depois de meses de pesquisa e quatro As viagens do FBI a Havana, um relatório interino da Divisão de Tecnologia Operacional do Escritório – refere-se ao Escritório Federal de Investigação dos EUA – diz que a investigação não revelou qualquer evidência de que ondas sonoras tenham prejudicado a saúde dos americanos”.

Como ele enfatizou em suas declarações à imprensa Josefina Vidal: "Era claro que esta é uma acusação infundada contra Cuba".

Os dois senadores e aqueles que continuam sua conspiração em Washington devem lembrar que a mentira tem pernas curtas ...

Do Juventud Rebelde

Nenhum comentário:

Postar um comentário