20 abril 2016

Raúl Castro assegura continuidade de princípios da Revolução Cubana


O primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), Raúl Castro, assegurou hoje que construir um socialismo próspero, sustentável e irreversível exige preservar e potencializar os princípios revolucionários de justiça e igualdade.

18 abril 2016

MINREX condena energicamente Golpe de Estado parlamentar no Brasil


Setores da direita representantes da oligarquia, em conluio com a imprensa reacionária do Brasil, apoiados abertamente pelas transnacionais da comunicação e o imperialismo, têm consumado, na Câmera de Deputados desse país, o primeiro passo daquilo que constitui um golpe de Estado parlamentar contra o governo legítimo do Partido dos Trabalhadores (PT) e a presidente Dilma Rousseff, que se vem preparando há meses.


17 abril 2016

O desenvolvimento da economia nacional, junto à luta pela paz e a firmeza ideológica, constituem as principais missões do Partido


O desenvolvimento da economia nacional junto à luta pela paz e a firmeza ideológica, constituem as principais missões do Partido Comunista de Cuba, expressou o primeiro secretário dessa organização, Raúl Castro Ruz, na sessão de inauguração do 7º Congresso.

12 abril 2016

Che e Martí são irmãos


Em Cuba, o almanaque está cheio de datas da pátria. Há quatro dias, completaram 121 anos da chegada de Antonio Maceo e seus companheiros por Duaba, para levantar o povo para a guerra revolucionária de 1895. Quando Ernesto Che Guevara fez o elogio do Titã, pouco tempo após a Crise de Outubro, encontrou a melhor definição para a atitude heroica, soberana e rebelde da Revolução Cubana. Busquei aquela marcante frase de Che: “Nosso povo todo foi um Maceo”. Mas ao ler seu breve discurso comprovei que todo ele tinha a pertinência, a grandeza e a força extraordinária de quem soube compreender o fundamental e atuar sempre como revolucionário consequente, e comprovei que tudo, até a última linha daquele discurso de Che a Maceo em 1962 parece escrito para a Cuba atual, para ajudar-nos nesta hora crucial, para ser publicado hoje em algum dos nossos principais meios de comunicação.

11 abril 2016

Cuba de festa pelo Dia Internacional do Trabalho


Com jornadas de mobilização nacional, os sindicatos convocam a celebrar em Cuba toda o Dia do Proletariado Mundial, como apoio contundente à Revolução, às ideias de Fidel e de Raúl Castro e à construção de um socialismo próspero e sustentável.

06 abril 2016

Movimento Cubano pela Paz denuncia tentativa de golpe: “Direita brasileira recorre aos métodos mais sujos”


Nesta segunda-feira (4) o Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos (Movpaz) emitiu uma declaração onde se solidariza com o povo brasileiro, diante da tentativa golpista em curso, condenando a “grosseira e ilegal manipulação política da direita”. Leia abaixo a íntegra do documento.

04 abril 2016

Dia feliz para crianças e jovens cubanos


Hoje 4 de abril todas crianças e jovens cubanos celebram o 55º aniversário da Organização de Pioneiros José Martí e o 54º da União dos Jovens Comunistas. Todas as escolas fazem festa que formam uma grande celebração nacional.

03 abril 2016

Cuba expresssa sua solidariedade com o Brasil


Cuba reafirmou toda sua solidariedade com o povo e os movimentos sociais do Brasil quando essa nação sul-americana vive uma crise política, a qual pretende desestabilizar o governo da atual presidente Dilma Rousseff.