12 outubro 2016

Raúl: "o golpe foi muito forte, mas nos recuperaremos"


“Agora resulta vital que se conheça com exatidão e o mais rápido possível as afetações, para saber que faz falta em cada lugar”, precisou o general-de-exército Raúl Castro Ruz durante uma reunião de trabalho realizada na segunda-feira, 10 de outubro, no Conselho de Defesa Municipal. Ali precisou questões determinantes para avançar na recuperação de Maisí, onde os povoados La Máquina (capital do município), Punta de Maisí e Los Llanos, foram os mais golpeados com a passagem de Matthew.

O presidente do Conselho de Defesa Nacional esteve acompanhado pelo general-de-corpo-de-exército Ramón Espinosa Martín, vice-ministro das Forças Armadas Revolucionárias, quem se encontra nos territórios mais afetados, junto a outros dirigentes nacionais e locais, controlando as medidas implementadas na etapa de recuperação.

O presidente do Conselho de Defesa Provincial de Guantánamo, Denny Legrá Azahares, informou ao general-de-exército sobre os principais danos ocasionados e as ações que se executam para resolvê-los.

Disse que se estima que mais de 90% das moradias foram seriamente afetadas, bem como a maioria das instalações estatais. Também sofreram severas afetações serviços vitais para a população, como as comunicações, a eletricidade e o fornecimento de água.

Durante o encontro soube-se, ainda, do impacto negativo que teve o fenômeno atmosférico sobre as diferentes vias de acesso a esta localidade e a agricultura, fundamentalmente as plantações de café do município, o qual é o maior produtor deste grão no país.

Diante dessa situação, o general-de-exército enfatizou na urgência de buscar alternativas para garantir à população o fornecimento dos recursos necessários. Da mesma maneira, insistiu na importância de recolher todas as experiências adquiridas pela passagem deste evento climatológico, para que possam ser úteis em futuros acontecimentos deste tipo.

O general-de-exército participou da informação oferecida pela ministra das Finanças e Preços, Lina Pedraza Rodríguez, aos presidentes dos conselhos populares relacionada com a implementação da decisão do Governo Revolucionário para a venda de materiais da construção aos danificados.

O presidente do Conselho de Defesa Nacional participou também da reunião que tinha lugar na sede do Partido municipal onde Lina Pedraza Rodríguez, ministra das Finanças e Preços, informava aos presidentes dos oito conselhos populares deste município sobre como implementar a decisão do Governo Revolucionário relacionada com a venda de materiais da construção aos danificados.

Nas ruas, o povo esperava o presidente cubano para cumprimentá-lo e tal como em dias anteriores, ratificar sua confiança na Revolução. “Vocês receberam um golpe muito forte, mas nos recuperaremos”, assegurava Raúl enquanto estreitava mãos e recebia abraços. Entretanto, a população agradecia uma e outra vez a Fidel e ao próprio Raúl por estarem sempre junto ao povo.

“Esta visita nos fortalece, nos dá alento para continuar na frente”, disse à nossa equipe de imprensa Erodis Fuente López, quem protegeu em sua moradia a mais de 40 pessoas.

“Confie em nós que vamos sair adiante! O mais importante é que estamos vivos! Cumprimente o comandante! Se cuide muito!”, foram algumas das mensagens que manifestava a população na sua passagem. Raúl, por seu lado, agradecia a resistência mantida e os convocava a incorporar-se o mais pronto possível a seu trabalho cotidiano, especialmente o reinício das aulas, para o qual, reiterava, pode ser adequado qualquer espaço.

Outra vez houve fotos, beijos, conselhos, anedotas, lágrimas de emoção e esperanças.

“Felicito-os porque são valentes, calmos e muito revolucionários. Estou orgulhoso das cubanas e os cubanos de todo o país mas, sobretudo de vocês, porque passaram uma prova muito dura”, confessou-lhes Raúl, respondendo aos brados da população empolgada.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário